Nosso Trabalho
Ao longo dos anos, o trabalho da ABBA foi ganhando novas formas, mas sempre mantendo o mesmo fundamento. O envolvimento com aqueles que viviam em situação de rua nos levou à criação dos serviços de abordagem de rua, abrigos e do serviço de acolhimento familiar; a busca por prevenir essa vivência de rua levou à criação de centros comunitários nas periferias da cidade; e a tentativa de dar mais condições de vida para quem vivia ali nos levou à criação de um serviço de formação profissional. Hoje essas são as quatro áreas de atuação da ABBA: prevenção, intervenção, proteção e formação. A cada passo dado, e cada mudança passada, a ABBA parece chegar mais perto de sua visão: ver cada criança, adolescente e jovem de nosso país tendo condições de se desenvolver plenamente em todas as dimensões da vida, a partir do cuidado paterno de Deus.
A região metropolitana de São Paulo, principal centro de atuação da ABBA, tem a maior concentração de favelas do Brasil (27%), chegando a 2 milhões de pessoas vivendo nesse contexto. Escassez material, riscos à saúde, pouco estímulo intelectual, relacionamentos familiares abusivos, baixa auto-estima, comportamentos sociais distorcidos, são todos indicadores de uma experiência de relacionamentos rompidos nas dimensões ambiental, pessoal, social e espiritual, que formam o total da existência humana.
Em tal condição, o pleno desenvolvimento humano, especialmente de crianças e adolescentes, é insustentável. Nossos serviços de prevenção atuam no contato direto com crianças e adolescentes que vivem essa realidade. Cada serviço dá a oportunidade para que essas crianças e adolescentes encontrem um ambiente de relacionamentos seguros, facilitando o suprimento de suas necessidades materiais, mentais, emocionais, sociais, morais e espirituais, e seu desenvolvimento humano pleno no convívio familiar.
Contribuir para a defesa da dignidade humana e dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco e vulnerabilidade social.
De acordo com uma pesquisa da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDEST), há 24 mil crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil. Para crianças e adolescentes, especialmente, a ida à rua é uma resposta a uma situação de extrema pobreza, abandono, negligência ou violência que lhes foi imposta no ambiente familiar. Nisso vemos as causas e as consequências de uma vida repleta por relacionamentos rompidos, impedindo o pleno desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. Os efeitos de uma infância ou juventude desperdiçada, assim, se estendem por toda a vida e afetam toda a sociedade. Diante da característica desenraizada da situação de rua, de sua causa principal nos problemas familiares e da dificuldade de acolhimento institucional, temos que nos voltar para o fortalecimento e a restauração dos relacionamentos familiares como principal estratégia de trabalho.
Contribuir para a defesa da dignidade humana e dos direitos da criança e do adolescente em situação de rua, minimizando os impactos da vivência nas ruas.
Existe, atualmente, mais de 33 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Legalmente, a negligência, o abandono e a violência por parte do adulto responsável formam o critério para a destituição de guarda. É neste contexto que o trabalho junto às famílias de origem se torna tão fundamental em nossa frente de proteção. A ABBA acredita que a família de origem tem prioridade no cuidado de seus filhos, sendo este o melhor ambiente para o desenvolvimento humano. No entanto, diante desses dados, nem sempre a família de origem tem as condições adequadas para tanto, o que exige um trabalho árduo de proteção dos direitos da criança e do adolescente. O compromisso da ABBA com a família, desde sua origem em 1993, a torna uma instituição pioneira no desenvolvimento de serviços de acolhimento institucional e familiar. O valor da família se reflete em nosso esforço por assistir as famílias de origem a fim de que recebam de volta a guarda de seus filhos; assim como no trabalho pioneiro de promoção do acolhimento familiar por meio de divulgação de informação, formulação de material, organização de palestras e congressos, até chegarmos ao recrutamento de famílias e o encaminhamento de crianças para famílias acolhedoras. Para a ABBA, no cerne do valor da família para o pleno desenvolvimento humano, está a crença no projeto divino, que impulsiona o compromisso de fazer com que todo ser humano possa viver em família.
Fonte: gov.br/cidadania/pt-br
Contribuir para a defesa dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco e vulnerabilidade social, suprindo suas necessidades materiais, mentais, emocionais, sociais, morais e espirituais, para que se desenvolvam plenamente em todas as dimensões da vida.
Diversos fatores contribuem para a caracterização de uma situação de risco e vulnerabilidade social, a falta de qualificação profissional e o desemprego são dois deles. Um retrato significativo demonstra a relação entre esses dois fatores e condições sociais graves, como índices altos de informalidade, terceirização e instabilidade, que enfraquecem a força do trabalho e o potencial econômico do indivíduo, sua família e a sociedade como um todo. O impacto social concreto dessas condições pode ser verificado entre as famílias que tiveram seus filhos encaminhados para o serviço de acolhimento institucional por terem seus direitos violados no meio familiar. Nessas famílias, 19% dos pais ou responsáveis estão desempregados e somente 12% dos pais ou responsáveis têm ocupação formal de carteira assinada. Tais condições tendem a se repetir de geração em geração, criando um ciclo de risco e vulnerabilidade social, falta de qualificação profissional e desemprego, e prejuízo do pleno desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. Foi então que criou-se uma forte motivação em nós para darmos uma resposta a essa realidade, e assim trabalhamos para criar nossa área de formação profissional de jovens que se encontram nesse ciclo.
Nossa área de formação tem como objetivo criar e coordenar empresas de excelência profissional, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade; incorporar em nossa equipe jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente que tenham vínculos com outros serviços da ABBA.
Donate via Paypal
Donate via BEA
Donate via SMG
BEA Ministries is a nonprofit organization dedicated to supporting missionaries worldwide. By donating through BEA, you can directly help ABBA Brasil in their mission to provide care and support for children in vulnerable situations. Your contribution can make a difference in a child's life today!
Donate via BEAThe SMG Schweizerische Missions-Gemeinschaft is a Christian missionary and relief organization. By donating through SMG, you can directly assist ABBA in their mission to care for children in vulnerable situations. Your contribution can truly change a child's life
Donate via SMG© Copyright 2024 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Weggo Solutions