Sobre nós

A ABBA alcança crianças, adolescentes e jovens que sofrem com a pobreza e a violação de direitos. Criamos e coordenamos projetos de prevenção, intervenção, proteção e formação para que eles tenham seus relacionamentos fortalecidos e restaurados, suas diversas necessidades supridas, tendo a liberdade de crescer e se desenvolver com dignidade e responsabilidade. Para uma apresentação completa, acesse o nosso portfólio aqui.

Missão

Alcançar crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social a fim de fortalecer e restaurar seus relacionamentos.

Visão

Ser parte de um movimento nacional, criando e coordenando projetos nas áreas de prevenção, intervenção, proteção e formação, no contexto de risco e vulnerabilidade social, para que cada criança, adolescente e jovem de nosso país se desenvolva plenamente em todas as dimensões da vida, por meio de um convívio familiar que supre suas necessidades materiais, mentais, emocionais, sociais, morais e de um caminhar em proximidade e fidelidade a Jesus.

Menino
Menino

Valores

Menino
Fundamento central da identidade da ABBA. A fé cristã, conforme a encontramos nos textos bíblicos, permeia quem somos e o que fazemos. O evangelho abaliza nossas decisões e se expressa em nossas palavras, ações e na totalidade de nossa existência como organização e indivíduos.
Prezamos pelos relacionamentos já estabelecidos e buscamos ampliar nossa rede de apoio. Indivíduos, instituições, igrejas locais, denominações eclesiásticas, agências e fundos missionários compõem uma rede de interdependência na realização do nosso trabalho.
Buscamos criar uma vida em comum – uma comunidade –, que abrange todos os nossos missionários, funcionários, voluntários e as pessoas atendidas em nossos projetos.
Cremos que o núcleo familiar é o melhor ambiente para o pleno desenvolvimento do ser humano. As famílias de nossos missionários, funcionários, voluntários e das pessoas atendidas em nossos projetos merecem nossa atenção prioritária. Olhamos para elas com graça diante das diversas situações em que vivem.
A dignidade de cada indivíduo é inerente a sua existência. Cremos na criação do ser humano à imagem e semelhança de Deus, conferindo direitos e responsabilidades a cada um, conforme suas habilidades e capacidades.
Acreditamos que o pleno desenvolvimento humano depende de certas condições materiais, mentais, emocionais, sociais e morais. A justiça (social) é imprescindível quando diversos grupos da sociedade carecem dessas condições.

Nossa História

A partir do trabalho com crianças, adolescentes e jovens que viviam nas ruas do centro de São Paulo, um grupo de colegas se comprometeu com a vida e os direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens em situação semelhante. Desse compromisso de iniciativa cristã e voluntária nasceu a ABBA, em 1993, na cidade de São Paulo. Naquele momento, foi estabelecido o fundamento do trabalho da ABBA, a convicção de que nosso trabalho oferece a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social o cuidado paterno de Deus. Com origem aramaica, a palavra “ABBA” significa “pai”. Ela aparece em três textos bíblicos (Evangelho de Marcos, capítulo 14, versículo 36; Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 8, versículo 15; Carta de Paulo aos Gálatas, capítulo 4, versículo 6), sempre seguida pela palavra “pai” (“ABBA, pai”). Nessas três ocorrências, a palavra é utilizada como uma referência a Deus como pai, especialmente numa situação de grande necessidade, como um pedido por cuidado e conforto que somente um pai ou uma mãe são capazes de dar. A partir desse conceito cristão, baseado na experiência do cuidado familiar, é que acreditamos na restauração de relacionamentos rompidos, que garantirão o suprimento das necessidades materiais, mentais, emocionais, sociais, morais e espirituais dessas crianças, adolescentes e jovens.

Em nosso nome também temos a palavra Aslan. Trata-se da figura divina na famosa história de Crônicas de Nárnia, escrita por C. S. Lewis. Aslan, um leão, canta uma bela melodia e um novo mundo, cheio de cores e animais fantásticos, surge: o reino de Nárnia. Apesar de belo, fértil e harmonioso, o reino de Nárnia, assim como o nosso mundo, é frágil e susceptível aos desejos egoístas de seus habitantes. Na parte mais conhecida da história, por ter sido a primeira a ganhar uma produção cinematográfica,

Aslan resgata a dignidade de quatro irmãos, antes alienados de sua real identidade, capacitando-os para que possam ser os reis e as rainhas de Nárnia, tornando-o um reino belo, fértil e harmonioso novamente. Da mesma forma, o trabalho da ABBA tem o objetivo de contribuir para a construção de um mundo mais próximo daquilo que foi planejado por Deus. Para tanto, alcançamos crianças, adolescentes e jovens em situações que os impedem de serem quem realmente são e de fazerem o que devem fazer. Trabalhamos pela proteção de seus direitos a partir de sua dignidade como seres humanos, para que essas crianças, adolescentes e jovens brasileiros possam contribuir, como reis e rainhas, para a construção de um mundo melhor.

Ao longo dos anos, o trabalho da ABBA foi ganhando novas formas, mas sempre mantendo o mesmo fundamento. Por trás de cada etapa de desenvolvimento está uma nova percepção sobre a experiência de risco e vulnerabilidade social de crianças, adolescentes e jovens, e como responder a isso adequadamente a partir de nosso fundamento. O envolvimento com aqueles que viviam em situação de rua levou à criação de abrigos e do projeto de acolhimento familiar; a busca por prevenir essa vivência de rua levou à criação de centros comunitários nas periferias da cidade; e a tentativa de dar mais condições de vida para quem vivia ali levou à criação de um projeto de formação profissional. Essas são as quatro frentes de atuação da ABBA: prevenção, intervenção, proteção e formação. A cada passo dado, e cada mudança passada, a ABBA parece chegar mais próxima de sua visão: ver cada criança, adolescente e jovem de nosso país tendo condições de se desenvolver plenamente em todas as dimensões da vida, a partir do cuidado paterno de Deus.

Depoimentos

Alguns dos parceiros e doadores que nos ajudam a fazer a diferença.