Ao longo dos anos, o trabalho da ABBA foi ganhando novas formas, mas sempre mantendo o mesmo fundamento. O envolvimento com aqueles que viviam em situação de rua nos levou à criação dos projetos de abordagem de rua, abrigos e do projeto de acolhimento familiar; a busca por prevenir essa vivência de rua levou à criação de centros comunitários nas periferias da cidade; e a tentativa de dar mais condições de vida para quem vivia ali nos levou à criação de um projeto de formação profissional. Hoje essas são as quatro áreas de atuação da ABBA: prevenção, intervenção, proteção e formação. A cada passo dado, e cada mudança passada, a ABBA parece chegar mais próxima de sua visão: ver cada criança, adolescente e jovem de nosso país tendo condições de se desenvolver plenamente em todas as dimensões da vida, a partir do cuidado paterno de Deus.
Prevenção
A região metropolitana de São Paulo, principal centro de atuação da ABBA, tem a maior concentração de favelas do Brasil (27%), chegando a 2 milhões de pessoas vivendo nesse contexto. Escassez material, riscos à saúde, pouco estímulo intelectual, relacionamentos familiares abusivos, baixa auto-estima, comportamentos sociais distorcidos, são todos indicadores de uma experiência de relacionamentos rompidos nas dimensões ambiental, pessoal, social e espiritual, que formam o total da existência humana.
Em tal condição, o pleno desenvolvimento humano, especialmente de crianças e adolescentes, é insustentável. Nossos projetos de prevenção atuam no contato direto com crianças e adolescentes que vivem essa realidade. Cada projeto dá a oportunidade para que essas crianças e adolescentes encontrem um ambiente de relacionamentos seguros, facilitando o suprimento de suas necessidades materiais, mentais, emocionais, sociais, morais e espirituais, e seu desenvolvimento humano pleno no convívio familiar.
Intervenção
Proteção
Fonte: gov.br/cidadania/pt-br